Vila de Itatinga

Histórico do patrimônio

A Vila de Itatinga tem sua construção datada de 1910. Suas casas foram construídas por ingleses em um estilo vitoriano, com materiais importados da Inglaterra, principalmente a madeira pinho de riga, base das primeiras edificações de Itatinga.

A vila teve como objetivo servir de moradia para os funcionários da UHI – Usina Hidrelétrica de Itatinga (1906) – também de iniciativa inglesa –, que supria e supre, até hoje, grande parte das necessidades energéticas do porto de Santos e parte do distrito Vicente de Carvalho.

O contato com a natureza que o local proporciona, aliado com o estilo das construções, que mantêm a aparência inglesa de sua construção do início do século XX, fizeram com que a Vila de Itatinga acabasse se tornando um ponto turístico da baixada santista.

Expandir Ocultar

Descrição física e estado de preservação do bem

A Vila possui em seu entorno o conjunto de três ecossistemas: Mata Atlântica de encosta, manguezais e restinga. Diante disso atrai muitas visitações pelo potencial de ecoturismo, como a Trilha dos Três Poços, as piscinas naturais com grandes rochas e água de três quedas. Além disso a Vila contém arquitetura inglesa, por exemplo: a capela Nossa Senhora da Conceição veio desmontada da Inglaterra diretamente para o local que está ainda hoje.

Expandir Ocultar

Outras Informações

A Vila de Itatinga se localiza na Serra do Mar, no município de Bertioga. O acesso a vila é feito pela travessia do Rio Itapanhau – como ponto de partida o Portinho de Itatinga – e condução por trem até a vila.

Expandir Ocultar

Referências

https://turismosantos.com.br/ptb/noticias/vila-de-itatinga-passeio-que-encanta-os-visitantes – Acesso em 10 de fevereiro de 2016.

 

Novo Milênio

Disponível em: http://www.novomilenio.inf.br/bertioga/bh004d4.htm – Acesso em 10 de fevereiro de 2016.

Expandir Ocultar

Como Chegar

Preencha o formulário abaixo com seu local de partida e meio de transporte para descobrir como chegar em Vila de Itatinga

-23.7769039 -46.1127327