Situada no estuário de São Vicente, a rua Japão é um tradicional reduto de pescadores da cidade que foi nomeada em 1958, durante as comemorações do cinquentenário da imigração japonesa no Brasil. A via se caracteriza, sobretudo, pela praça Kotoku Iha, com seu portal e jardim japonês, que foi inaugurada em agosto de 1998 devido à geminação de São Vicente com Naha, cidade da província de Okinawa, no Japão.
A construção da praça Kotoku Iha foi também parte de um projeto da prefeitura de São Vicente que, nos últimos anos, procura fomentar a atividade turística desta região. Além da praça, a prefeitura tem, por exemplo, removido embarcações da orla para promover uma valorização paisagística e consequente liberação da faixa de areia, que passa a abrigar atividades de lazer.
A orla da praia que margeia a rua Japão é urbanizada, em toda sua extensão possui um muro de contenção em concreto ciclópico e um passeio também em concreto. Há, além disso, um planejamento paisagístico ao longo da orla, com diversas rampas para os barcos descerem. A via caracteriza-se, sobretudo, pela praça Kotoku Iha, com seu portal e jardim japonês.
A Rua Japão situa-se no Parque Bitaru, em São Vicente/SP. Por se tratar de uma via pública, não há horário de visitação restrito.
Blog Projeto Rua Japão
Disponível em: <http://projetoruajapao.blogspot.com.br/p/historico.html> – Acesso em 17 de Março de 2016.
Plataforma Novo Milênio
Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/sv/svh075f.htm> – Acesso em 17 de Março de 2016.
Prefeitura de São Vicente
Disponível em: <http://www.saovicente.sp.gov.br/galerias/visualizargaleria.asp?ID=20> – Acesso em 17 de Março de 2016.
Preencha o formulário abaixo com seu local de partida e meio de transporte para descobrir como chegar em Rua Japão
-23.976119 -46.397634