O Parque dos Tupiniquins, inaugurado em 2004, é fruto de um projeto denominado “Resgate da História”, protagonizado pela prefeitura de Bertioga. Foi construído no entorno do Forte São João de Bertioga, e foi projetado para ser um espaço que mistura lazer e preservação da história indígena colonial da região. Dentro do parque foram colocadas esculturas de alusão a essa história, dentre as quais se destacam a de José de Anchieta catequizando um grupo indígena e a do Cacique Cunhambebe. O local também é palco de eventos e exposições, como o Festival Nacional de Cultura Indígena e uma estação de ginástica para a terceira idade.
O Parque possui vegetação primordialmente restinga, porém para se tornar um parque necessitava mais que a vegetação rasteira, então podemos encontrar algumas espécies de árvores como a Palmeira Jerivá e a Palmeira Juçara, Jequitibá, Flor-de-Abril entre outras. A entrada possui grades de ferro com símbolos coloniais e a placa de identificação com o nome do Parque. Dentro dele podemos encontrar o Forte de São Tiago e seu entorno possui a praia Guarujá-Bertioga bem como um bairro preferencialmente residencial.
O Parque dos Tupiniquins está localizado na Avenida Vicente de Carvalho, 702, entre a praia da Enseada e o Canal de Bertioga. A entrada é livre.
<http://www.tudoembertioga.com.br/cidade/individual/2015/07/804/parque-dos-tupiniquins> – Acesso em 2 de Março de 2016
Preencha o formulário abaixo com seu local de partida e meio de transporte para descobrir como chegar em Parque dos Tupiniquins
-23.8545366 -46.1371933