Largo do Sapo

Histórico do patrimônio

O local conhecido hoje como Largo do Sapo recebeu esse nome justamente devido à grande quantidade desses anfíbios existentes alí no início do século XX. Sendo considerado um marco da ocupação do território durante todo o período colonial, teve, ao longo do tempo, diversas e significativas atividades exercidas em sua localidade, sendo que a principal delas foi o mais importante rancho tropeiro do Estado.

A instalação do Porto Geral de Cubatão no século XVII – na área do que hoje é o Lago do Sapo – foi de suma importância para a povoação da região. Era através dele que se mantinha o intercâmbio com o planalto central e se escoava toda a produção do interior paulista. Ali, os tropeiros retiravam as cargas das mulas e as depositavam em barcos, nos quais eram transportadas para o Porto de Santos e, posteriormente, à Europa. Quando os tropeiros subiam a serra, também carregavam consigo produtos advindos da Europa para abastecer o planalto paulista.

 

Expandir Ocultar

Descrição física e estado de preservação do bem

O Largo do Sapo engloba, além de casas remanescentes do pouso de tropeiros (embora expressivas modificações tenham sido realizadas), um prédio de 1916, no qual hoje funciona o Teatro Kaos – que relembra à época em que a elite cubatense residia nesta região – e uma outra edificação datada de 1927, que foi a primeira sede da Prefeitura Municipal de Cubatão.

O largo é formado pela Praça Joaquim Montenegro, pelo conjunto de casarios remanescentes dos tropeiros e edificação cujo uso atual é do Teatro Kaos – situados na Praça Joaquim Montenegro nº 70, 76, 80, 84, 88 e 34, respectivamente – e pela edificação situada na Av. Nove de Abril, nº 1205. Todos os bens tombados situam-se na Vila Elizabeth, em Cubatão/SP.

Expandir Ocultar

Outras Informações

INFORMAÇÕES DE TOMBO

INSTÂNCIAS E NÚMERO: CONDEPAC, Decreto Municipal nº 9566, 12/07/2010.

Expandir Ocultar

Referências

CARAM, Virgínia Martins de Souza; TORRES,  Francisco Rodrigues. Viagem da Lapa ao Cubatão . In: RELATÓRIO TÉCNICO, MINISTÉRIO PÚBLICO, 2013, 08 p..

Blog CONDEPAC

Disponível em: <http://condepaccubatao.blogspot.com/2010/03/tombamento-do-largo-do-sapo.html> – Acesso em 21 de julho de 2016.

<http://condepaccubatao.blogspot.com/p/relacao-de-bens-tombados.html> – Acesso em 21 de julho de 2016.

Plataforma Novo Milênio

Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/cubatao/cfoto109.htm> – Acesso em 21 de julho de 2016.

<http://www.novomilenio.inf.br/cubatao/ch037.htm> – Acesso em 21 de julho de 2016.

Expandir Ocultar

Como Chegar

Preencha o formulário abaixo com seu local de partida e meio de transporte para descobrir como chegar em Largo do Sapo

-23.878056 -46.423806