A Cia. Anilinas foi uma das primeiras grandes indústrias a se instalar em Cubatão, tendo começado suas atividades em 1916, a princípio sob a denominação de J.B. Duarte S/A – passando a se chamar Anilinas somente em 1924 –, inicialmente produzindo apenas três produtos (tanino, adubos e corantes). A Fábrica possuía uma pequena vila destinada à moradia de seus funcionários, também conhecida como “colônia”. Em 1923, o conjunto possuía 20 casas geminadas nas quais residiam parte de seus 100 operários, sendo que uma delas servia para de ambulatório para a vila. Para morar na Vila não era necessário o pagamento de aluguel, de água e de luz, nem qualquer tipo de manutenção. Os últimos moradores que deixaram as casas afirmam que era cobrado apenas uma pequena taxa pelas casas, mas não se tem conhecimento se essa cobrança ocorria desde o início da vila ou se se deu apenas nos anos finais.
A fábrica foi declinando aos poucos com o passar dos anos até que declarou falência em 1966. Ainda depois do encerramento das atividades da Cia. Anilinas, um grupo de ex-funcionários do local continuou residindo nas casas da vila operária, até que, após um longo embate de questões trabalhistas, houve a decisão judicial de retirá-los de lá.
Em 1979, o local da fábrica tornou-se um parque municipal, o Parque Anilinas, que conservou as casas que ainda permaneciam de pé do conjunto da vila operária. Ao longo dos anos o parque mudou de nome para Cidade da Criança e passou algum tempo fechado, reabrindo em 2011 como Novo Parque Anilinas, preservando ainda ali as poucas casas remanescentes, que hoje são de domínio público.
O Novo Parque Anilinas é um parque urbano na região central de Cubatão, São Paulo que conta com uma área de 54 mil metros quadrados. Contempla duas quadras esportivas multiuso, equipamentos de ginástica para a terceira idade, playground, áreas de convivência, pista de caminhada, jardins, espaço de lazer (com mesas de tênis de mesa), estruturas para arvorismo e tirolesa, além de uma das maiores mais modernas pistas de skate do Brasil, um complexo multimídia (teatro, cinema, salas para práticas artísticas, galeria de arte, etc.), espelho d’água, teleférico e até uma unidade municipal de ensino. Também pode ser visitada no parque a réplica da antiga capela de São Lázaro, que existia junto à Serra do Mar antes da implantação do Polo Industrial, evocando antigas lendas (datadas do século 19) da cidade, que todos os anos homenageia o santo em maio com missa e procissão.
O Novo Parque Anilinas – no qual se encontram as casas remanescentes da vila operária – situa-se na Av. Nove de Abril, 2275, no Centro do município de Cubatão, em São Paulo. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 09h às 22h, e o contato pode ser realizado através do telefone (13) 3361-6363.
INFORMAÇÕES DE TOMBO
INSTÂNCIAS E NÚMERO: CONDEPAC, Decreto Municipal nº 9855, 02/04/2012.
Blog CONDEPAC
Disponível em: <http://condepaccubatao.blogspot.com.br/2010/09/companhia-anilinas.html> – Acesso em 05 de agosto de 2016.
Plataforma Novo Milênio
Disponível em: <http://www.novomilenio.inf.br/baixada/bsfotos/bslivros04.pdf> – Acesso em 05 de agosto de 2016.
<http://www.novomilenio.inf.br/cubatao/cfoto032.htm> – Acesso em 05 de agosto de 2016.
<http://www.novomilenio.inf.br/cubatao/ch100c.htm> – Acesso em 05 de agosto de 2016.
Prefeitura de Cubatão
Disponível em: < http://www.cubatao.sp.gov.br/noticia/4945-mais-de-10-mil-pessoas-festejam-o-novo-anilinas/> – Acesso em 05 de agosto de 2016.
Preencha o formulário abaixo com seu local de partida e meio de transporte para descobrir como chegar em Imóveis Remanescentes da Antiga Vila Operária da Fábrica Anilinas
-23.885870 -46.420367