O Convento de Santo Antônio do Valongo da Ordem dos Franciscanos teve sua fundação em 25 de janeiro de 1640 por Frei Manoel de Santa Maria e teve o início de sua construção em 1º de junho de 1641 em terreno doado aos franciscanos por quatro proprietários de terras da Vila de Santos. No dia 20 de outubro do mesmo ano fundou-se a Ordem Terceira de São Francisco, que teve influência marcante na permanência dos franciscanos no local. Em 1689 foi construída a capela da Ordem Terceira com arco aberto para a capela conventual, sendo chamada Capela da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência.
No século XVIII todo o conjunto arquitetônico destacou-se como um dos maiores e mais bonitos de toda a Província Franciscana no Brasil. Por sua localização e tamanho, o Convento de Santo Antônio do Valongo escreveu parte da história da Igreja e da cidade.
De 1855 a 1906 funcionou no Convento a Escola de Meninas do Valongo, fundada por Mariana Amberguer e Maria Gertrudes Mayer. Em 1859, Irineu Evangelista de Souza, barão de Mauá, comprou parte do imóvel para a construção da estrada de ferro Santos-Jundiaí. O convento foi demolido, mas não houve força capaz de retirar a imagem de Santo Antônio do altar. O fato, considerado milagre, impediu o desaparecimento da igreja, elevada a santuário mais de um século mais tarde, em 1987. Em 1922 os frades retornaram ao Valongo, quando Frei Paulo Luig assumiu como guardião. Em agosto deste ano, a Arquidiocese de São Paulo criou a Paróquia de Santo Antônio do Valongo, abrangendo boa parte da cidade, do interior, e da Ilha de Santo Amaro, atual Guarujá, e da Região de Cubatão. Em 1987, como citado acima, Dom David Picão, por decreto, transformou a Matriz do Valongo em Santuário.
Foi sob seu teto que o primeiro bispo de Santos, Dom Bernardo Rodrigues Nogueira, organizou os primeiros passos da Diocese de São Paulo, que abrangia toda a região Sul do Brasil.
Também, ali, foi acolhido por alguns dias o monsenhor João Mastai Ferretti, que a caminho do Chile ancorou no porto para reparos de sua nau. Anos mais tarde, Dom João foi eleito Papa, assumindo o nome de Pio IX (1846-1878). Em 1543 o Convento sediou a Santa Casa de Misericórdia, primeira instituição hospitalar das Américas.
É importante frisar que os tombamentos que incidem sobre este conjunto arquitetônico é feito de forma fragmentada, ou seja, as instâncias federal, estadual e municipal reconhecem o valor cultural deste patrimônio de formas diferentes. A instância federal, o IPHAN, incide sobre a Capela da Ordem Terceira, que se situa de forma perpendicular à nave central da Igreja de Santo Antônio do Valongo, e sobre o retábulo situado no interior da dita Capela. Ou seja, não incide sobre todo o conjunto. A instância estadual, o CONDEPHAAT, reconhece todo o conjunto como patrimônio, englobando a Igreja de Santo Antônio do Valongo e anexos conventuais, Capela e demais instalações da atual Ordem Franciscana Secular. A instância municipal, o CONDEPASA, reconhece a Igreja de Santo Antônio do Valongo, não especificando o reconhecimento do conjunto como um todo nem seu acervo material.
A Capela e o retábulo situam-se nave central da Igreja de Santo Antônio do Valongo. Em estilo barroco, tem fachada com um dos mais expressivos trabalhos do século XVIII e importantes obras de arte. Nessa capela está a imagem de São Francisco, em estilo barroco e tamanho real, orando diante de um Cristo místico alado. Seu altar-mor apresenta um dos único tronos rotativos do país – de um lado está uma raríssima representação da Santíssima Trindade e, do outro, um ostentório para Adoração Perpétua. No pátio encontram-se as imagens de Nossa Senhora da Conceição, de 1698, e da Padroeira dos Enforcados, onde os escravos condenados à morte costumavam rezar. O Sino dos Enforcados foi arrancado pelo povo quando da promulgação da Lei Áurea e está guardado na sacristia, junto com a imagem de Nossa Senhora da Conceição, do século XVII.
No aspecto cultural possui a Biblioteca da Ordem Franciscana Secular, com cerca de 3500 volumes (alguns do século XVII), a Capela de S. Francisco das Chagas, uma das mais antigas do Brasil famosa pelo Cristo Alado e seu estilo barroco, e a famosa Igreja de Santo Antônio do Valongo.
INFORMAÇÕES DE TOMBO
INSTÂNCIAS E NÚMERO: IPHAN, Proc. 0556-T-57, Livro de Belas Artes, inscrição 622,
5/5/2003. CONDEPHAAT, Proc. 22391/82, Livro do Tombo Histórico, inscrição 318,
31/01/1996, resolução 44 de 28/09/1995. CONDEPASA, Proc. 44950/92-65, Livro
Tombo 01, inscrição 19, resolução SC 3/93, 31/08/93.
O Conjunto localiza-se no Largo Marquês de Monte Alegre, na região do Valongo, no Centro Histórico de Santos.
Mais informações, telefone (13) 3219-1481; para agendar um tour, Disk Tour 0800-173887. Pelo e-mail ssavalongo@uol.com ou pelo Portal, www.portalvalongo.com.br.
É um equipamento com acessibilidade para portadores de necessidades especiais
Portal Turismo Santos
Disponível em <http://www.turismosantos.com.br/ptb/guia-de-santos/locais/ir/atracoes-em-santos/centro-historico/santuario-santo-antonio-do-valongo>, acesso em 12/07/2016.
Portal Valongo
Disponível em <http://www.portalvalongo.com/p/home.html>, acesso em 12/07/2016.
Preencha o formulário abaixo com seu local de partida e meio de transporte para descobrir como chegar em Igreja e Convento de Santo Antônio do Valongo e Capela da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência
-23.931259 -46.333934