A história da estação de inicia em 1913, quando a Southern São Paulo Railway construiu uma pequena estação no mesmo local onde se encontra a estação atual. Em um relatório de consultoria apresentado à S. P. Railway em 1915 consta que Santos não possuía uma estação permanente de passageiros e, completando essa informação, há registros de que era um ‘barracão de madeira’. Provavelmente este barracão de madeira foi a estação que a Sorocabana manteve após a compra da ferrovia.
Com a compra da S.P. Railway pela E. F. Sorocabana, em 1927, a estação passou aos poucos a ter mais importância para o ramal Mairinque-Santos, completada no fim dos anos 30. Nos relatórios da Sorocabana constam a construção de uma nova estação em 1936, provavelmente por conta da necessidade de uma infra-estrutura que comportasse a importância que aquela estação havia ganho com o fim da construção da Mairinque-Santos.
A inauguração oficial da Estação nova foi feita em 26 de julho de 1938, com presença do então presidente Getúlio Vargas. O nome de Ana Costa foi dado no início dos anos 40, devendo-se à avenida ao lado da qual está construída, e também para ter seu nome diferenciado da outra estação de Santos, mais antiga e pertencente à SPR, depois Santos-Jundiaí.
A Sorocabana passou ao controle da Ferrovia Paulista S.A. (Fepasa) em 1971, mantendo-se até 1975 o transporte de passageiros entre Mairinque e Santos, e até 1997 entre Embu-Guaçu e Santos. Da Estação Ana Costa partiam trens de passageiros para Juquiá, ainda por muitos anos, até 1997, quando foram suprimidos. Com a privatização da Fepasa, passando a linha ao controle da empresa Ferroban, a estação foi fechada.
Seu prédio foi tombado pelo CONDEPASA, instância municipal, e restaurado para uso em atividades culturais pelo hipermercado e centro de convenções que se instalou no local do pátio de manobras no ano 2000. Nesta ocasião, quase todas as edificações foram derrubadas, restando apenas a sede. Em 28/08/2006, passou a abrigar a Estação da Cidadania de Santos: um centro de informações e de tira-dúvidas para os moradores de Santos.
A estação é construída em estilo neocolonial. Este estilo recupera características como o beiral largo e as telhas capa-e-canal, bem como ornamentos que lembram construções chinesas, como asas de andorinhas arrematando as pontas dos telhados.[1]
[1] E&M Ensino e Memória Produções Editoriais. Inventário de estilos arquitetônicos da cidade de Santos, out. 2011. (Apoio Prefeitura Municipal de Santos e Seota – CONDEPASA).
INFORMAÇÕES DE TOMBO
INSTÂNCIAS E NÚMERO: CONDEPASA, Proc. 74066/98-69, Livro Tombo 01: inscrição 30, folha 6, Resolução SC 01/99 de 19/06/99. |
Portal Estações Ferroviárias do Brasil – Estação Ana Costa. Disponível em <http://www.estacoesferroviarias.com.br/a/anacosta.htm>, acesso em 27 jul 2016.
Portal da Estação Cidadania – História da Estação. Disponível em <http://forumdacidadania.org.br/site/?page_id=38>, acesso em 27 jul. 2016.
E&M Ensino e Memória Produções Editoriais. Inventário de estilos arquitetônicos da cidade de Santos, out. 2011. (Apoio Prefeitura Municipal de Santos e Seota – CONDEPASA).
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